.::. Cosmo Técnico .::. Py4cco Juiz de Fora / MG .::.

.:::. Este fórum foi criado com o intuito de auxiliar o amigo radio amador, com trocas de conhecimentos e ajudando a tirar suas duvidas. Seja Bem Vindo!!! .:::.

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Louis Vuitton
Qua Ago 03, 2011 9:10 pm por Convidado

» slots plus casino codes
Qua Ago 03, 2011 1:45 pm por Convidado

» On the verge of as cheap as download
Qua Ago 03, 2011 10:46 am por Convidado

» organic flaxseed oil capsules
Qua Ago 03, 2011 4:24 am por Convidado

» Rn Transition To Medicine
Ter Ago 02, 2011 11:51 pm por Convidado

» Metformin, such beginning plant-derived
Ter Ago 02, 2011 10:24 am por Convidado

» гинекология киста яичника
Seg Ago 01, 2011 5:39 pm por Convidado

» page rank service backlink services
Seg Ago 01, 2011 1:22 pm por Convidado

» Riley Internal Medicine Pediatrics
Sab Jul 30, 2011 9:53 pm por Convidado

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

FONTES CHAVEADAS - AT e ATX- Uma revolução em fontes de alimentações ou um MITO?

Oque você acha das Fontes Chaveadas? Hoje muito usadas no meio radioamadoristico...

5% 5% [ 1 ]
84% 84% [ 16 ]
11% 11% [ 2 ]
0% 0% [ 0 ]
Total dos votos : 19

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Thiago de Matias Barbosa


Já faz um tempo que venho estudando sobre o assunto, executando experiências, confeço naum ser Técnico formado, porém muito intereçado e gostar de ler sobre assuntos técnicos.Depois de muito procurar, achei diversas modificações dessas fontes, fontes estas achadas em sucatas de computadores, ou mesmo compradas novas. Escutei diversos relatos dizendo que essas fontes não prestam e de que queimam rádios, ao mesmo tempo diversos relatos de que são muito funcionais, e seguras, comparadas a algumas fontes convencionais, e sem falar q muito baratas diante do que oferecem. Segundo diversos relatos e tutoriais de modificações na internet, elas fornecem 13,8 volts. e 20 Amperes,devidamente transformadas, encontradas por um valor em média por 60 reais nos sites de vendas, tendo em vista um bom preço para uma fonte de 13,8 volts. e 20 amperes, já que as tradicionais fontes estabilizadas feitas com transformadores (trafos), pesadas, grandes, e caras, custando em média 250 reais. Colocando na balança direitinho vemos que pode valer a pena uma fonte dessas, mas se reparar-mos os relatos de colegas PX e RADIOAMADORES, que muitos se dizem contra a essas fontes, e poucos muito conceituados colegas, técnicos e meros estudiosos do assunto, comprovam o bom funcionamento dessas fontes, e no entanto divulgando esquemas de modificações para as mesmas, e se mostrando satisfeitos com o uso das mesmas. Conheço uns 4 esquemas de modificaçoes dessas fontes, eu mesmo já usei alguns deles e fiquei satisfeito com o resultado, esses esquemas são o famoso esqueminha dos diodos zener de 8.2 volts. e retificadores in4007, junto com capacitores para a filtragem, os dois esqueminhas de transformação no CI de numeração 494, aonde se usa o pino 1, que se pode fazer dois tipos de transformações, também temos o esqueminha aonde se usa uma plaquinha secundária, feita para a transformação usando um transistor, alguns diodos, Led's, resistores e um potenciometro, creio que existam ainda outros esquemas espalhados pela internet, mas o que se questiona é a veracidade da transformação, no que se refere ao real valor de corrente, gerada pelas mesmas, e robustes das mesmas, sendo assim embasado em pesquisas, ouso a dizer que tais modificações podem sim ser eficientes, aonde devidamente transformadas, com a construção de filtros de linha na entrada da fonte, construções de filtros de RF na saída da fonte, e a devida alteração na retificação da mesma aonde alterando os diodos de retificação se ganha um ótimo rendimento da mesma, assim devidamente aferidas, podemos constatar uma ótima estabilização e rendimento das mesmas, sem falar na diferença absurda de preço, se comparando com as tradicionais fabricadas com transformadores(trafos).
Há também as formas de empilhamento em paralelo feitas com essas fontes, onde temos ótimos resultados já divulgados na internet, haja visto que esse esquema de empilhamento de fontes em paralelo, se encontra bem famoso, no meio de competições de som automotivo, aonde se precisa-se de fontes com corrente aproximada aos 160 ampéres ou superior.
Bom, achu que já falei bastante...
Voltando ao propósito do fórum, venho aqui a compartilhar com os colegas, o conhecimento referido a tais fontes, e afirmando não ser técnico, sendo assim, não saber de tudo que se refere ao assunto, por tanto me deixo a disposição dos colegas para descutir o assunto, "trocar figurinhas", e acabar com o tal preconceito para com as tais "FONTES DE COMPUTADOR", ou seja, quebrar o TABU que se encontra em alguns grupos de colegas do meio de PX e Radioamadores.
Aguardo opiniões e dúvidas, ao que se refere às tais fontes. E também peço ajuda aos colegas entendidos do assunto que contribuam e abrilhantem o nosso conteúdo.
Grato com a atenção de todos.
Thiago de Matias Barbosa

2 Fonte chaveada em Ter Nov 04, 2008 6:35 am

pu4mat


Este tipo de fonte "e uma maravilha" para quem gosta de detonar equipamento. por mais que se fale bem desta fonte as esperiencias praticas que tive com elas nao foram boas nos meus poucos 30 anos de radio. So conheci ate hoje um esquema que funcionou a mas mesmo assim por falta de confiança abandonei a fonte num cantinho do shack.

Cosmo-py4cco

avatar
Auto Conhecedor
Auto Conhecedor
Já que o assunto é a bendita fonte de “pc” Vamos falar um pouco delas. Como Nosso amigo Henrique, (pu4mat) Diz, tem muita gente que gosta outras por ter tido algum tipo de problema Já não acredita mais no potencial de uma fonte desta. Este mito que as fontes não prestam foi iniciado a partir de um provável radioamador que por ventura não tenha vindo a ter algum problema com uma destas fonte, pois bem, na verdade estas fontes tem um magnífico sistema de proteção contra curtos e sobretensão e um sistema de alta qualidade. Porém como muitos de nossos amigos técnicos e hobistas, descobriram umas técnicas de adaptação das mesmas fazendo que, as mesma liberem não os 12Vdc e sim 13,8Vdc. Existem vários tipos de modificação que podem ser feitas para alterar a saída das fontes chaveadas, as alteração com diodo zener são as mais comuns. A modificação com diodo zener apesar de ser mais simples a primeira vista, pode ser incompatível com alguns modelos de fonte chaveadas, principalmente alguns modelos de fontes ATX. Eu ( py4cco Cosmo ) Particularmente, não uso nem recomendo esta modificação com o zener, pois bem, quem já teve uma e deu problema sabe do que estou falando. Hoje em dia já foram feitas algumas modificações nesse aspecto para que não haja queima do equipamento, porem que algumas pessoas já não confiam mais, por terem causado tantos danos em equipamentos como por exemplo o do nosso Amigo Henrique, (pu4mat). Darei uma pequena explicação do motivo disso tudo, quando se remove o BENDITO L2, a fonte fica sem referencia de voltagem e assim liberando todo seu potencial de voltagem que fica em torno de 24Vdc, o que fará o diodo zener nesse caso? Ele vai fazer com que o circuito interprete essa referencia de voltagem agora baseada nos 12Vdc da fonte. Pois aí é que ta o detalhe, quando se Poe uma determinada corrente mais elevada causa uma sobrecarga no zener que não suporta e queima causando novamente a elevação da voltagem para os 24Vdc o que causa a queima do equipamento. Mesmo com as proteções usadas não confio pois eu sei a potencia de uma fonte dessa, posso fala delas com toda convicção, pois eu já estudo esse tipo de fonte há quase dez anos. Sei de todos seus truques e artimanhas faço delas o que eu quero, Um detalhe deve ser observado: muitas fontes chaveadas, em função de redução de custo, não tem o filtro de entrada, filtro este destinado a eliminação de RFI (Rádio Frequency Interference). Via de regra essas fontes não tem uma boa qualidade de montagem. Se possível escolha uma fonte que já possua o filtro contra RFI. Para uma boa compreensão sobre a importância desse filtros de RFI em fontes chaveadas peço que leia sobre o assunto em sites relacionado a radioamadorismo. Em breve colocarei algo sobre o assunto
Um abraço, Cosmo C. de oliveira PY4CCO Visite meu Site


_________________
[b]Moderador[u]

zz2xay


Vou fazer uma breve aqui sobre o assunto,espero que por a minha opinião seja discordante da opinião do autor,não privem meu direito de opinar,pois já o fiz anteriormente e não apareceu,portanto volto a reinterar que...

Eu uso uma fonte de pc transformada,digamos assim em meu VHF e não é de hoje já a mais de 3 anos sem nunca ter tido qualquer tipo de incoveniente com a mesma,aliás,como bem citou um colega em outro tópico *** Aqui tem muito *técnico de tv* metido a entender de Radio Amadorismo..Apenas pra resumir,quanto aos *problemas* citados que essa fonte pode ocasionar,em elevação de voltagem,mas sempre com a questão citada..*SE ACONTECER...SE QUEIMAR...SE ABRIR ..SE NÃO SEI MAIS O QUE..** Admiro que os que opinam não temnham feito nehum teste,se ão bons *TECNICOS E ENTENDIDOS* como se mostram,não tenham apenas feito o seguinte experimento,antes de qualquer tipo de *desfeita* a tão simples e barato projeto para quem precise de uma fonte comum,bastara apenas por precaução por a cuca pra pensar assim como um ser racional e pensante e , estive pensando sobre os possíveis defeitos que poderiam ocorrer com a conversão. Se os diodos entrarem em curto, a fonte desarma, mas se um deles abrir, ela eleva a saída para 28V. Bom, eu nunca peguei um diodo aberto, só em curto, mas como proteção nesse caso, não custa colocar um varistor de 15V ou 20V em paralelo com a saída da fonte (+12V e GND). Se por algum motivo os diodos entrarem em curto, o varistor colocará a saída da fonte em curto e ela desarmará..SIMPLES!!!

Essa é a minha Modesta Opinião de um USUARIO DE UMA FONTE CHAVEADA ***

⋙Θ∻ℙ@Τℛ@Ø⋘ escreveu:Já que o assunto é a bendita fonte de “pc” Vamos falar um pouco delas. Como Nosso amigo Henrique, (pu4mat) Diz, tem muita gente que gosta outras por ter tido algum tipo de problema Já não acredita mais no potencial de uma fonte desta. Este mito que as fontes não prestam foi iniciado a partir de um provável radioamador que por ventura não tenha vindo a ter algum problema com uma destas fonte, pois bem, na verdade estas fontes tem um magnífico sistema de proteção contra curtos e sobretensão e um sistema de alta qualidade. Porém como muitos de nossos amigos técnicos e hobistas, descobriram umas técnicas de adaptação das mesmas fazendo que, as mesma liberem não os 12Vdc e sim 13,8Vdc. Existem vários tipos de modificação que podem ser feitas para alterar a saída das fontes chaveadas, as alteração com diodo zener são as mais comuns. A modificação com diodo zener apesar de ser mais simples a primeira vista, pode ser incompatível com alguns modelos de fonte chaveadas, principalmente alguns modelos de fontes ATX. Eu ( py4cco Cosmo ) Particularmente, não uso nem recomendo esta modificação com o zener, pois bem, quem já teve uma e deu problema sabe do que estou falando. Hoje em dia já foram feitas algumas modificações nesse aspecto para que não haja queima do equipamento, porem que algumas pessoas já não confiam mais, por terem causado tantos danos em equipamentos como por exemplo o do nosso Amigo Henrique, (pu4mat). Darei uma pequena explicação do motivo disso tudo, quando se remove o BENDITO L2, a fonte fica sem referencia de voltagem e assim liberando todo seu potencial de voltagem que fica em torno de 24Vdc, o que fará o diodo zener nesse caso? Ele vai fazer com que o circuito interprete essa referencia de voltagem agora baseada nos 12Vdc da fonte. Pois aí é que ta o detalhe, quando se Poe uma determinada corrente mais elevada causa uma sobrecarga no zener que não suporta e queima causando novamente a elevação da voltagem para os 24Vdc o que causa a queima do equipamento. Mesmo com as proteções usadas não confio pois eu sei a potencia de uma fonte dessa, posso fala delas com toda convicção, pois eu já estudo esse tipo de fonte há quase dez anos. Sei de todos seus truques e artimanhas faço delas o que eu quero, Um detalhe deve ser observado: muitas fontes chaveadas, em função de redução de custo, não tem o filtro de entrada, filtro este destinado a eliminação de RFI (Rádio Frequency Interference). Via de regra essas fontes não tem uma boa qualidade de montagem. Se possível escolha uma fonte que já possua o filtro contra RFI. Para uma boa compreensão sobre a importância desse filtros de RFI em fontes chaveadas peço que leia sobre o assunto em sites relacionado a radioamadorismo. Em breve colocarei algo sobre o assunto
Um abraço, Cosmo C. de oliveira PY4CCO Visite meu Site

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum